
Foi divulgada hoje pela CPI do tráfego aéreo a transcrição do conteúdo de uma das caixas pretas do airbus da TAM acidentado no dia 17/07/2007.
Parece demonstrar falha da aeronave e imperícia dos comandantes. Os pilotos desesperados não conseguiram fazer o airbus frear. Ler o final do trecho é muito triste. Parece que você sente na pele o que aconteceu àquelas pessoas. A transcrição da outra caixa preta com dados técnicos do
airbus ainda precisa ser analisada para se ter uma conclusão concreta do que realmente aconteceu. Levantou-se a hipótese de falha dos pilotos porque a posição dos manetes ( alavancas de controle) estavam posicionadas erroneamente. Um com posição de desaceleração da turbina esquerda e outro acelerando a direita. Se falha da aeronave, dos pilotos, da pista escorregadia, de falta da área de escape, dos governates ou até uma mescla de todas essas situações, todos os responsáveis deverão ser apurados. E que, em face da tragédia, tomem-se as devidas providências para acabar de vez com esse caos que assola nosso País nesses últimos 10 meses.
airbus ainda precisa ser analisada para se ter uma conclusão concreta do que realmente aconteceu. Levantou-se a hipótese de falha dos pilotos porque a posição dos manetes ( alavancas de controle) estavam posicionadas erroneamente. Um com posição de desaceleração da turbina esquerda e outro acelerando a direita. Se falha da aeronave, dos pilotos, da pista escorregadia, de falta da área de escape, dos governates ou até uma mescla de todas essas situações, todos os responsáveis deverão ser apurados. E que, em face da tragédia, tomem-se as devidas providências para acabar de vez com esse caos que assola nosso País nesses últimos 10 meses.Eis a transcrição:
Hot 1 e Hot 2 são os comandantes. Eles eram Henrique Stephanini Di Sacco, 53, e Kleyber Lima, 54.
Hot 1: Está ok? Tudo certo?
Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.
Hot 1: Eu acabei de informar.
Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.
Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.
Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.
Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.
Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.
TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.
TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.
Hot 1: Boa tarde.
Hot 2: Boa tarde
Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com 06 [nós].
Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.
Torre: Autorizado.
[Ele voava a 6.000 pés. Os trens de pouso descem.][Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]
Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar.
[Ele voava a 6.000 pés. Os trens de pouso descem.][Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]
Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar.
Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.Um dos comandantes pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.
Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições?
Torre: Está molhada e ainda escorregadia
Torre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. 3054 na final.Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.
Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.
Hot 1: 330 a 8, é o vento.
Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado.
[Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.]
[Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.]
Hot 1: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.
Hot 2: Um ponto agora. Ok?
Hot 1: Ok.
Torre: Ok. Retardar, retardar.
[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]
[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]
Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers [o sistema de freios] nada.
Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!
Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!
Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira!
[Som de batida. Pára som de batida.]
[Som de batida. Pára som de batida.]
Torre: Ah, não.
[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]
[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]
Palavra de Aló.

Nenhum comentário:
Postar um comentário