quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Transcrição dos diálogos da caixa preta



Foi divulgada hoje pela CPI do tráfego aéreo a transcrição do conteúdo de uma das caixas pretas do airbus da TAM acidentado no dia 17/07/2007.

Parece demonstrar falha da aeronave e imperícia dos comandantes. Os pilotos desesperados não conseguiram fazer o airbus frear. Ler o final do trecho é muito triste. Parece que você sente na pele o que aconteceu àquelas pessoas. A transcrição da outra caixa preta com dados técnicos do airbus ainda precisa ser analisada para se ter uma conclusão concreta do que realmente aconteceu. Levantou-se a hipótese de falha dos pilotos porque a posição dos manetes ( alavancas de controle) estavam posicionadas erroneamente. Um com posição de desaceleração da turbina esquerda e outro acelerando a direita. Se falha da aeronave, dos pilotos, da pista escorregadia, de falta da área de escape, dos governates ou até uma mescla de todas essas situações, todos os responsáveis deverão ser apurados. E que, em face da tragédia, tomem-se as devidas providências para acabar de vez com esse caos que assola nosso País nesses últimos 10 meses.

Eis a transcrição:

Hot 1 e Hot 2 são os comandantes. Eles eram Henrique Stephanini Di Sacco, 53, e Kleyber Lima, 54.


Hot 1: Está ok? Tudo certo?

Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.

Hot 1: Eu acabei de informar.

Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.

Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.

Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.

Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.

Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.
TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.

Hot 1: Boa tarde.

Hot 2: Boa tarde

Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.

Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com 06 [nós].

Hot 1: Eu vou reportar quando estiver ok.

Torre: Autorizado.
[Ele voava a 6.000 pés. Os trens de pouso descem.][Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.]
Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar.

Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.Um dos comandantes pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.

Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições?

Torre: Está molhada e ainda escorregadia

Torre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. 3054 na final.Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.
Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.

Hot 1: 330 a 8, é o vento.

Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado.
[Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.]

Hot 1: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.

Hot 2: Um ponto agora. Ok?

Hot 1: Ok.

Torre: Ok. Retardar, retardar.
[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.]

Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers [o sistema de freios] nada.

Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!

Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!

Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira!
[Som de batida. Pára som de batida.]

Torre: Ah, não.
[Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.]


Palavra de Aló.

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