quarta-feira, 18 de julho de 2007

Para estudantes de Jornalismo: As manchetes do dia do acidente do Airbus da TAM




Manchetes dos principais sites sobre o acidente do avião da TAM dia 17/07 às 21h40


IG: Avião da TAM derrapa, bate em prédio e pega fogo em SP

UOL: Avião com 175 a bordo acidenta-se em SP

ATribuna: Avião atravessa a pista e pega fogo em Congonhas

Terra: Ao vivo: confirmados 176 pessoas no avião; retirados 10 corpos
Avião bate em depósito e pega fogo em Congonhas

G1: Tragédia em Congonhas: avião da TAM com 176 a bordo bate e pega fogo em São Paulo

O Globo: Tragédia em SP: Avião da TAM sai da pista, bate em prédio e pega fogo

CBN: Avião da TAM com 170 pessoas bate e pega fogo próximo a Congonhas

Globo.com: Avião com 176 derrapa, bate e pega fogo em SP.

Reuters Brasil: Airbus derrapa em Congonhas e se choca contra prédios

JB: Tragédia em SP: Avião bate em prédio da TAM

Estadão: Airbus com 176 a bordo explode em Congonhas

Folha: Avião com 176 pessoas a bordo derrapa, atravessa avenida, bate em depósito e pega fogo em São Paulo


Analisando as manchetes podemos verificar que a mais precisa é a da Folha de São Paulo. Descreve exatamente o que aconteceu. O número de pessoas que estavam na aeronave divulgado naquele momento era 176. As outras manchetes são vagas e deixam dúvidas. Se bem que fazem o leitor querer ler a matéria. É o aluno usando o que aprendeu na aula de títulos do professor Gerson.


O avião da Pantanal, de menor porte, já havia derrapado nesta mesma pista no dia anterior. Foi o prenúncio da tragédia com o airbus da TAM. Como sempre ocorre em nosso País, nada vai acontecer e quem sofre são as vítimas e seus familiares.


Como podem liberar uma pista que ainda não estava pronta? A pista estava sem as ranhuras para escoamento da água, portanto, estava um "sabão". Me admira os pilotos aceitarem aterrissar numa pista sem condições.

Isso foi feito para tentar amenizar o caos aéreo que estamos passando. Com uma pista a mais os vôos atrasariam menos, mas a segurança das pessoas não foi levada em conta. Infelizmente.


A hipótese levantada para a ocorrência do acidente foi que ao aterrissar o airbus entrou em hidroplanagem, ou seja, as rodas do trem de pouso deslisaram sobre a pista molhada, não podendo frear por falta de atrito. O procedimento do piloto nesses casos é arremeter- fazer o avião voar novamente, mas não houve tempo nem espaço suficiêntes para realizar esse procedimento. Como Congonhas não tem área de escape o piloto não conseguiu frear. Por isso o airbus passou por cima da Avenida Washington Luís e chocou-se com o terminal de cargas da TAM, numa terrível coincidência, logo o terminal de cargas da empresa dona da aeronave.

Vamos aguardar os laudos periciais do caso.


Palavra de Aló

Nenhum comentário: